Rua da Boavista, 46, 1 esquerdo, Cais do Sodré, Lisboa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Programação Dezembro Seu Vicente



“Processos Organizativos em Dança:
 a singularidade dos designs” com Carolina de Nadai
Dia 7, 4ª feira (19h-21h)


Este encontro propõe apresentar e articular as ideias presentes na pesquisa de mestrado “Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs” num ambiente de criação e produção de arte, que não o académico com o objectivo de partilha e construção dos trânsitos teórico-práticos em dança:
Diferentes danças coexistem no mundo e todas elas são designs enquanto acontecem, esta é a hipótese aqui lançada. Para dissertar acerca dos modos organizativos da dança, esta pesquisa inclinou-se a uma redução inter-teórica para abarcar os conceitos de dança, design e evolução, bem como utilizou-se de alguns parâmetros sistémicos (da Teoria Geral dos Sistemas), com o objectivo de entender que a dança no seu fazer, configura um design respectivo às interacções produzidas pela estrutura e funcionalidade vigentes em cada singularidade organizativa. Nessa perspectiva corpo e ambiente co-evoluem e co-desenham informações que resultam em designs de dança. Para tanto, foi necessário desmistificar a compreensão hegemónica de design, presente principalmente nos meios de comunicação, com o intuito de perceber que designs são resultantes de modos relacionais estabelecidos entre estrutura e funcionalidade. O objectivo desta pesquisa é possibilitar a percepção de que os mais variados modos organizativos em dança resultam em designs enquanto acontecem, e que designs de dança são contextualizados pelos acordos continuamente construídos entre corpo e ambiente.”


Bio: Carolina De Nadai, formada em dança pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná, integrou a cia. Téssera sob a direcção de Rafael Pacheco e Cristiane Wosniak. Foi artista residente bolsista na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, Curitiba-PR e criou o solo “DES”. É mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança – PPGD, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, na qual desenvolveu a pesquisa teórica titulada: “Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs” tendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Adria              na Bittencourt Machado. Têm interesses em dança contemporânea e seus processos criativos bem como em propostas articuladas pelos ambientes académicos e artísticos.
Gratuito                                    
Apoio: Tapada da Tojeira| AZEITE TOJEIRA




“Subjetividade, Foucault e Cinema” com Fábio Zanoni
Dia 14, 4ª feira (17h-21h)


 Por que ainda falamos que somos reprimidos?
            Com o auxílio do filme Gattaca, pretendemos refletir sobre um dos principais conceitos do filósofo francês Michel Foucault, a saber, o conceito de bio-política. Trata-se, em linhas gerais, de auscultar as dinâmicas de governo de si e do outro que estruturam nossa vida cotidiana, a fim de jogar um pouco de luz nos ideais reguladores que se inscrevem nos nossos menores hábitos, gestos e sentimentos, em tudo aquilo que costumamos imaginar como idiossincrático.

Bio: Fábio Zanoni, formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, trabalha com questões ligadas ao cinema e ao teatro, em especial a partir das considerações trazidas à baila pelo filósofo francês Michel Foucault.

Investimento: a vontade
Apoio: Tapada da Tojeira| AZEITE TOJEIRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário